O que é graduação bacharelado?

O ensino superior conta com diferentes modalidades, tipos de cursos e outras categorias que costumam confundir quem se prepara para entrar na faculdade. Aqui no E+B Educação já falamos sobre tecnólogos, licenciatura e, agora, vamos te ajudar a entender o que é a graduação bacharelado. Continue a leitura e entenda como funciona esse curso superior, quais são as suas possibilidades de atuação e como ela pode te ajudar a construir uma carreira de sucesso.

Cursos bacharelado

Os cursos bacharelado são uma titulação do ensino superior com duração entre quatro e seis anos. Os profissionais formados nesses cursos são intitulados de bacharéis e atuam de forma mais generalista no mercado de trabalho. Ao longo do curso, o estudante adquire conhecimentos sobre diferentes áreas relacionadas à sua atuação.

Quem é formado em bacharelado pode dar aulas? Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem não conhece profundamente as diferenças entre bacharelado e licenciatura. Graduados com a titulação de bacharéis não têm formação específica para a prática docente. A função de formar esses profissionais é exercida pelos cursos de licenciatura. Alguns cursos possuem apenas o nível de bacharel, como OdontologiaDireito, Medicina Veterinária e Engenharia. Já outras graduações possibilitam ao estudante escolher entre as duas titulações, como bacharel e licenciado (a) em Educação Física, Química, Letras, Física, História, etc.

Mercado de trabalho do bacharel

No mercado de trabalho, o bacharel possui uma atuação mais diversificada, sendo possível atuar em diferentes setores. É vedado ao profissional dar aulas a menos que tenha passado por uma complementação pedagógica, mestrado ou doutorado. O bacharel pode exercer suas funções em empesas públicas e privadas, indústrias, escritórios, consultórios ou clínicas, a depender da formação.

Para melhorar o entendimento sobre a carreira do bacharel, podemos utilizar o curso de Educação Física, disponível nas duas titulações. O bacharel em Educação Física pode trabalhar em academias, clubes de esportes e clínicas enquanto o licenciado em Educação Física atua em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio como professor (a) de educação física.

Fonte: E+B Educação

 

 

Notícias Relacionadas