Etapas do EJA: o que são e como funcionam

A Educação para Jovens e Adultos é um programa do Governo Federal que tem possibilitado ensino de qualidade a jovens e adultos que não tiveram acesso ou, por diferentes razões, abandonaram a escolar regular. Anteriormente conhecida como supletivo, a EJA visa democratizar o ensino no Brasil, permitindo a retomada dos estudos e a conclusão do ensino fundamental e médio em menos tempo, ampliando a oportunidade de melhorias em sua atuação no mercado de trabalho.

Aqui no E+B Educação já comentamos sobre o que é e como funciona o EJA, além de dar dicas de especializações para os educadores que atuam com a modalidade. Agora, você pode saber um pouco mais sobre as etapas do EJA. Confira:

Etapas EJA

Por se tratar de jovens e adultos que, em sua maioria, precisam conciliar trabalho e estudo, os cursos EJA geralmente ocorrem no período noturno e possuem uma carga horária menor se comparada ao ensino regular. As matérias do EJA são correspondentes ao estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, os estudantes do EJA têm acesso as mesmas disciplinas estudadas na escola regular.

Os cursos EJA são inseridos em etapas ou fases, que facilitam a organização da modalidade. É comum ocorrer variações na definição das etapas do EJA. No entanto, de modo geral, a Educação para Jovens e Adultos possui duas etapas.

Etapa I – Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos, essa etapa compreende do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. São necessários ao menos dois anos para concluir essa fase. Esse momento leva o estudante a iniciar o processo de aprendizado, adquirindo novas formas de aprender e pensar.

Etapa II – Ensino Médio: a idade mínima para EJA do Ensino Médio é de 18 anos. Com duração média de 18 meses, a etapa representa a conclusão da educação básica. Nela, o (a) estudante é preparado (a) para o mercado de trabalho e o ingresso na universidade através do vestibular tradicional ou Enem.

Outra classificação comum do EJA é separar os anos do ensino fundamental, criando a seguinte categorização:

Etapa I: Abrange do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental no ensino regular

  1. Etapa II: Corresponde do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental no ensino regular
  2. Ensino Médio

Cursos EJA

Agora que você conhece as etapas do EJA, pode realizar o seu curso e conseguir a certificação desejada. Algumas instituições públicas de ensino oferecem cursos EJA gratuitos, mas eles são realizados em um período maior, além de serem totalmente presenciais. Outras instituições particulares ofertam cursos supletivo online para quem deseja concluir o ensino fundamental e médio. Porém, é necessário verificar junto a secretaria de educação da região se a escola possui autorização e o reconhecimento necessário para emitir tal certificado. Nesses casos são cobrados valores referentes à matrícula e mensalidades, o que pode pesar no orçamento mensal. Como alternativa, é possível concorrer a bolsas de estudo EJA e conseguir desconto nas mensalidades até o término do curso.

Fonte: E+B Educação

 

Related posts