O que é o Sesc?

Milhares de vidas são transformadas através dos projetos realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) ano após ano. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem o bem-estar, estimulam a solidariedade e valorizam a dignidade humana.

Na conjuntura de desenvolvimento socioeconômico brasileira, a entidade desponta como uma grande aliada do governo em favor dos comerciários e da comunidade em geral. Fundada em 1946, é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que oferece atendimentos especializados de excelência a um baixo custo para a população nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

O Sesc conta com redes de escolas, clínicas, restaurantes, teatros, academias, bibliotecas, hotéis e diversos outros espaços que atendem a mais de 2,2 mil municípios espalhados por todas as regiões do país. Unidades fixas e móveis são usadas para levar auxílio a comunidades que vivem tanto nas capitais quanto nas cidades do interior, democratizando o acesso a serviços e produtos de qualidade para seus assistidos.

Para manter o funcionamento de suas atividades, o Sesc recebe uma contribuição compulsória paga pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que corresponde ao valor de 1,5% sobre a folha de pagamento dos seus funcionários.

Hoje, com mais de 70 anos de atuação, o Sesc Ceará já mudou a vida de milhares de pessoas, agindo como agente facilitador de transformação social, incentivando a cidadania e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Expansão do Sesc no Ceará

Com forte impacto social, as iniciativas promovidas pelo Sesc Ceará proporcionam melhores condições de vida aos trabalhadores do comércio e seus dependentes desde 1948.

No campo da assistência, o Programa Mesa Brasil há quase duas décadas, ajuda instituições carentes e famílias de baixa renda através da doação de alimentos, formando uma verdadeira rede de solidariedade. O projeto também desenvolve ações de combate ao desperdício, realizando campanhas educativas relacionadas à nutrição e temas sociais junto a empresas doadoras.

Na área educacional são desenvolvidos projetos de Educação Básica (Ensino Infantil e Fundamental), Programa de Habilidades de Estudo – PHE, Pré-vestibular, Idiomas e Educação de Jovens e Adultos – EJA, além do Programa de Formação de Educadores. Diversos municípios cearenses já contam com unidades de ensino, entre eles: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Aracati, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Ibiapina e Crateús. Entre os anos de 2000 e 2017, o número de alunos saltou de 1.325 para 13.944, o que implica em um crescimento de 952%.

A infraestrutura de atenção à saúde também cresceu significativamente no estado. Clínicas Sesc foram inauguradas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, possibilitando um aumento de 241 para 21.509 atendimentos entre 2000 e 2017, o que equivale a um incremento de 8.825%. O serviço odontológico também se expandiu bastante: além de três clínicas fixas (duas em Fortaleza e uma Crato), foram postas em circulação três unidades móveis que atendem a todos os 184 municípios do estado. As consultas nessa especialidade subiram 48%, passando de 77.661 para 114.886 no mesmo período.

Na região do Cariri, desde 1999 é desenvolvido o maior evento culturalentre todos os departamentos regionais no Brasil: a Mostra Sesc Cariri. A festa mistura tradição e experimentações artísticas de forma harmônica em um mesmo espaço, reunindo artistas e públicos dos quatro cantos do país, tendo realizado sua 20ª edição em 2018.

O Programa Lazer do Sesc no estado tem desenvolvido uma série de iniciativas que envolvem toda a sociedade cearense. Uma delas é o Dia do Desafio, que acompanha uma campanha mundial de incentivo a realização de exercícios físico-esportivos e consiste em uma competição entre as cidades, envolvendo os 184 municípios do Ceará.

Além desses, o Sesc Ceará realiza inúmeros outros projetos voltados para públicos de todas as idades. A instituição tem o objetivo de promover bem-estar social, procurando constantemente adotar políticas inovadoras para melhor atender as necessidades e expectativas da população, sempre pautada na ética, excelência, transparência, sustentabilidade e criatividade.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas