Ceará espera vacinar 2,5 milhões de pessoas contra gripe; campanha de imunização começa nesta quarta

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe, começa nesta quarta-feira (10). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, a meta é vacinar neste ano 2,5 milhões de pessoas no Ceará. Nesta primeira fase, gestantes e crianças de 6 meses até antes de 6 anos devem ser imunizadas.

Vacina da gripe: Quem pode tomar? Posso ficar doente? Tire suas dúvidas

No Posto de Saúde Frei Tito, no bairro Caça e Pesca, em Fortaleza, a procura pela vacina foi grande durante as primeiras horas da campanha. A mãe Lídia Nogueira aproveitou para levar a filha de 1 ano e 2 meses para ser imunizada. A pequena Ana Ester foi uma das primeiras a serem vacinadas. “Nessa época de viroses é ainda mais importante vacinar as crianças”, disse.

Apesar da divulgação algumas gestantes ainda não sabiam do grupo prioritário da campanha. Milena Castro, grávida de oito meses, procurou o posto para realizar um exame e na unidade descobriu que pode ser vacinada. Ela quer vacinar a filha de 2 anos ainda nesta quarta-feira.

Vacina é trivalente

A vacina contra a influenza é trivalente. Protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, foram registrados 213 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 2 de abril no Ceará. Dentre estes, quatro foram causados pelo vírus influenza A H1N1, quatro pelo vírus da influenza A H3/sazonal, 52 por outros vírus respiratórios (VSR), 118 foram SRAG não especificada e 35 estão em investigação.

Fonte: G1-CE

Notícias Relacionadas