Celulares Samsung terão GPUs Radeon da AMD a partir de 2021

A partir de 2021, os smartphones da Samsung poderão contar com GPUs Radeon da AMD. A notícia foi dada durante a recente divulgação de resultados da gigante sul-coreana; dois anos seria o tempo necessário para integrar a tecnologia da nova parceira.

Segundo um representante da empresa, “acreditamos que, com essa parceria, poderemos aproveitar a competitividade da GPU da AMD para aprimorar o desempenho não apenas de nossos SoCs móveis, como também de outros aplicativos.”

O acordo vai permitir que a Samsung integre um módulo gráfico customizado aos futuros chipsets para dispositivos móveis. É uma grande vantagem para a empresa sul-coreana, já que, em se tratando de GPU, o seu Exynos SoC tem ficado atrás do produzido pela Qualcomm, mesmo após depois de sete anos de pesquisas.

(Fonte: AMD Radeon/Divulgação)

A parceria entre as empresas foi firmada de tal modo que a Samsung só vai poder usar a tecnologia licenciada em áreas nas quais a companhia americana não compete, ou seja, smartphones e tablets. Para qualquer outro dispositivo, vai precisar de uma nova permossão.

Pesquisa conjunta à vista?

Segundo o site AnandTech, o mais provável é a companhia americana não ter licenciado uma arquitetura de GPU completa para a Samsung, de forma que esta possa projetar a sua própria; em vez disso, as duas teriam entrado em um acordo de colaboração no qual trabalhariam juntas para projetar uma GPU Samsung para dispositivos móveis.

Isso seria possível até porque as empresas estão próximas geograficamente (ambas têm escritórios em cidades como Austin e San Jose, nos EUA). É o chamado acordo “win-win”: a AMD ganha uma nova fonte de receita em dispositivos móveis e Samsung pode começar a projetar GPUs competitivas, em relação às da Qualcomm, com a ajuda da parceira.

Fontes: tecmundo

Notícias Relacionadas