Foi dada a largada para os eventos da Semana da Juventude

A ONU (Organização das Nações Unidas) comemora neste dia 12 de agosto o Dia Internacional da Juventude. Atividades são realizadas em diferentes cantos do mundo e, em São Paulo, os jovens ganham uma programação especial durante a Semana da Juventude.

Os interessados podem contar com consultorias de carreira, palestras, cadastro para vagas, práticas e esportivas e o show de encerramento fica por conta do rapper Rashid, na sexta-feira (16), no parque da Luz.

Os eventos devem ocorrer em 40 pontos da cidade e em todas as cinco regiões. A Semana tem dois eixos principais de atuação: um que segue nos moldes dos ‘feirões’ e outro com atividades culturais, esportivas e tecnológicas.

“Este ano a Semana foi organizada em moldes diferentes daqueles das edições anteriores”, explica o Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Ramirez Lopes. De olhos nas estatísticas que mostram as dificuldades de os jovens conquistarem um emprego, uma parte da agenda foi dedicada à geração de renda e desenvolvimento de competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho.

Os cinco principais eventos, desta segunda até quinta, ocorrem das 10h às 16h, cada dia em uma em uma região da cidade e contam com orientação profissional, estandes de empresas e cadastro de vagas, rodas de conversas com representantes de universidades e ensino técnico. Na sexta, o encerramento será na praça da Luz, região central, com o show do Rashid a partir das 20h.

Já o segundo eixo conta com atividades culturais realizadas em teatros e Casas de Cultura até o domingo (18). Além de atividades esportivas.

Os participantes também receberão informações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e poderão tomar a vacina contra o sarampo.

“Um aspecto importante é a conscientização dos jovens para as políticas de direitos humanos”, diz Lopes. “E o incentivo para que essa juventude seja a voz para a execução de políticas públicas na cidade.”

A Semana da Juventude conta com parcerias que envolvem as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT), Saúde (SMS), Cultura (SMC), Educação (SME), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Esportes (SEME) além de instituições como McDonald’s, Senac, USP, Anhembi Morumbi, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unas, Camp Caxingui, Etec, Ambev, Pinacoteca, Rede Despertar Sonhos, Projeto Capacita-ME!, entre outros.

Fonte:R7

Notícias Relacionadas