Governo federal formaliza intenção de privatizar parque de Jericoacoara; Estado é contra a decisão

Para o secretário de Turismo do Ceará, a iniciativa visa beneficiar empresas, sem planos concretos que tragam melhorias para a Vila de Jericoacoara.

O governo federal formalizou, nesta terça-feira (3), a intenção de conceder à iniciativa privada o Parque Nacional da Vila de Jericoacoara, no Ceará. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. O governo estadual é contra a decisão.

O Parque Nacional foi mencionado pelo governo federal, em agosto deste ano, dentre a lista de parques deste tipo que deveriam ser concedidos para a iniciativa privada. Na época, o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Wagner, afirmou não existir nenhum modelo de concessão desenhado, enquanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do parque, não quis se manifestar sobre o assunto.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a iniciativa do governo federal visa beneficiar empresas, sem planos concretos que tragam melhorias para a Vila de Jericoacoara. “Nós somos contra a decisão, porque investimos muito dinheiro na região, sabemos administrá-la e não precisamos de intervenção”, aponta.

Pinho aponta ainda que o governo federal nunca procurou o Ceará para saber o que a gestão estadual pensava sobre o assunto e que os moradores e comerciantes do local também são contra a privatização do Parque. “Eles estão no meio de um infortúnio do governo federal e não têm tanto poder, mas nas audiências públicas nós não vamos deixar isso acontecer. A Vila de Jericoacoara é do Ceará, é nossa”, garante.

Ao G1, o secretário afirmou ainda que a unidade de conservação, atualmente de responsabilidade do ICMBio, do governo federal, “se encontra em um estado deplorável, por causa da má, ou melhor, pela falta de administração” do órgão ambiental.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas