Construção do Hospital Universitário no Itaperi, em Fortaleza, será finalizada em abril de 2022, diz secretário

A finalização do Hospital Universitário do Estado do Ceará (HUE), em Fortaleza, está prevista para abril de 2022, de acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. A nova unidade será instalada no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“É hospital de 700 leitos que vai ser um espaço de formação dentro do campus do Itaperi e vai substituir o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Nós entendemos que é preciso fortalecer as faculdades de Medicina, que precisam de treinamento e qualidade na formação”, explicou o secretário durante o Fórum Estratégico da Saúde, realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na segunda-feira (10).

Segundo a Pasta, serão 660 leitos de internação voltados para pesquisa, ensino e assistência de alta complexidade, sendo 480 de enfermaria e 180 de Terapia Intensiva, distribuídos conforme o nível de atenção. Terá ainda outros 97 leitos de apoio entre observação, recuperação e hospital dia, conforme o Relatório de Gestão da Saúde do Ceará 2019

Além de possibilitar a abertura de mais vagas para residências médicas no Estado, o HUE permitirá campo de estágio para os cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviços Social, dentre outros.

A unidade disporá de 27 especialidades médicas, incluindo cardiologia, gineco-obstetrícia, neurologia e psiquiatria. “A estrutura física do HUE será projetada para acolher as demandas provenientes do perfil epidemiológico, respondendo às principais causas de mortalidade, bem como a capacidade instalada e a resolutividade regional”, detalha o Relatório.

O Governo do Estado anunciou a criação do HUE em agosto de 2019. Porém, até o momento, as obras não foram iniciadas. Enquanto o novo equipamento não fica pronto, o atendimento do HGCC permanece ocorrendo no Centro de Fortaleza. A Sesa não divulgou o que será implantado no antigo prédio.

Fonte: G1-CE

Notícias Relacionadas