Fundo saudita reforça participações em ações de Citi, Boeing e Facebook

Por Saeed Azhar e Kanishka Singh

DUBAI/BANGALORE (Reuters) – O fundo soberano da Arábia Saudita comprou ações de grandes empresas americanas, como Boeing, Facebook e Citigroup, mostrou um documento regulatório, chegando a um portfólio de 10 bilhões de dólares em ações listadas nos EUA.

O Fundo de Investimento Público (PIF), de 300 bilhões de dólares, tem comprado ações em empresas pelo mundo, aproveitando a fraqueza do mercado por causa da pandemia de coronavírus.

O PIF declarou ações no valor de 717,3 milhões de dólares na Boeing, por volta de 522 milhões no Citigroup, 522 milhões no Facebook, 495,8 milhões na Disney e 487,6 milhões no Bank of America, mostram os documentos enviados à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, sigla em inglês).

O PIF tem quase 515 milhões de dólares em ações no Marriott e uma pequena participação no Berkshire Hathaway. O PIF também declarou 827,7 milhões de dólares na empresa de petróleo BP.

“O fundo soberano da Arábia Saudita foi às compras”, tuitou Ali Al-Salim, co-fundador da consultoria Arkan Partners, acrescentando que agora o fundo tinha por volta de 10 bilhões de dólares em ações nos EUA, ante 2 bilhões no começo do ano.

A estratégia do PIF tem duas frentes: construir um portfólio internacional e investir localmente em projetos que ajudem a reduzir a dependência da Arábia Saudita no petróleo.

Separadamente, o PIF financiou quase metade Vision Fund de 100 bilhões de dólares do investidor japonês SoftBank, que foi atingido por perdas em apostas na tecnologia.

NO mês passado, o chefe do PIF, Yasir al-Rumayyan, afirmou que buscava oportunidades de investimento em áreas como aviação, óleo e gás, e entretenimento, acrescentando que via muito potencial para após a crise do coronavírus.

Em abril, o PIF declarou participação de 8,2% no Carnival, também prejudicado pelo coronavírus, levando as ações da operadora de cruzeiros a uma alta de quase 30%.

O fundo comprou ações de Shell, Total, Eni e Equinos no começo deste ano.

O PIF já tem 2 bilhões de dólares em ações da Uber e da empresa de carros elétricos Lucid Motors. Também tinha uma pequena fatia na fabricante de carros elétricos Tesla, mas os últimos documentos não mostraram nenhuma exposição.

Fonte: Msn

Notícias Relacionadas