“Bambi bucket”: conheça tática de combate a incêndio abordada em treinamento da Ciopaer

Com intuito de aperfeiçoar técnicas de combate a incêndios, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou treinamento na última segunda-feira, 3, voltado para a utilização do método “Bambi Bucket”. Acoplado ao helicóptero, o dispositivo tem formato de cesta e é capaz de transportar de 550 a 910 litros de água, dependendo do modelo e da aeronave.

No Estado, o equipamento, usado mundialmente, pode ser utilizado também durante o período de estiagem, quando há um aumento do número de casos de queimadas em vegetação. As instruções foram apresentadas para 27 alunos na sede da Ciopaer, que é vinculada à Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além das aulas teóricas, os participantes puderam manusear na prática o equipamento durante duas horas.

“O dispositivo é utilizado em operação de carga externa com o uso do helicóptero e tem sido uma grande ferramenta no combate aos incêndios. Diante da localização estratégica das nossas bases, estamos prontos para atuar nessas situações de Norte a Sul do nosso Estado”, destacou o capitão PM Elton Oliveira. O curso é um treinamento anual previsto no manual de segurança operacional.

Fonte: Opovo

Notícias Relacionadas