Médica lança cartilha em cordel para desmistificar tabus sobre leucemia

Motivada a disseminar a medicina por meio de uma linguagem simples e acessível, a médica e cordelista Paola Tôrres vai lançar na próxima quinta-feira, 15, a cartilha “Leucemia Sem Segredo – Uma Cartilha em Cordel”. A obra aborda os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença de forma didática por meio da literatura de cordel, com ilustrações do premiado artista plástico Jô Oliveira.

Paola, que é onco-hematologista e professora de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (Unifor), trabalha há mais de 30 anos atendendo pessoas com câncer.

Para ela, unir a medicina e o cordel é um meio de alcançar mais pessoas – de jovens médicos, pacientes até a população em geral – e desconstruir preconceitos em torno de uma doença severa como o leucemia mielóide aguda, tipo de câncer do sangue e da medula óssea.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, devem ser diagnosticados no Brasil 5.920 casos novos de leucemia em homens e 4.890 em mulheres.

“O tema leucemia aguda é repleto de tabu, visto como um diagnóstico de morte. Tem uma falta de conhecimento da população. Na cartilha, está muito bem explicado, com ilustrações que dão leveza. Tem informações sobre sintomas, a detecção precoce, como é o tratamento, que já evoluiu muito”, conta ao O POVO.

Em julho deste ano, Paola tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), mas sua relação com os textos rimados é mais antiga. Em 2016, a médica lançou um livro com histórias de pacientes contadas como cordel e já realizou diversas produções do mesmo gênero. 

“O cordel é essa linguagem tão próxima da população, é patrimônio imaterial do povo brasileiro! Me sinto na obrigação como professora de medicina de pregar a medicina por meio da literatura de cordel, junto o cordel e a medicina para levar informação às pessoas”, assegura Paola.

Neste mês, a médica prepara ainda uma produção especial em cordel chamada “Meta os Peitos”, referência ao Outubro Rosa, que conscientiza sobre o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A ideia é abordar temas como sexualidade e autoestima das mulheres com a doença.

Outros cordéis produzidos pela médica podem ser encontrados no Instituto Roda da Vida, organização filantrópica fundada por Paola que atua oferecendo Medicina Integrativa em Oncologia e formando profissionais de saúde com uma visão mais humanista.

Serão distribuídos cinco mil exemplares da cartilha sobre leucemia gratuitamente para associações de pacientes e para as principais instituições no Ceará e em outros estados do País que atuam no tratamento e prevenção do câncer. O material tem o apoio da Astellas Farma Brasil, e foi editada pelo Instituto Roda da Vida.

Além da edição impressa, o e-book estará disponibilizado nas redes e sites dos parceiros do projeto. Durante o evento virtual que deve lançar a cartilha, o material será apresentado pelo médico Nelson Hamerschlak, do Hospital Israelita Albert Einstein, e haverá um bate-papo mediado pelo jornalista Fernando Rocha, ex-apresentador do programa Bem Estar, da TV Globo.

A cartilha que será lançada por Paola Tôrres aborda a leucemia de maneira acessível por meio do cordel

Serviço

Lançamento da obra “Leucemia Sem Segredo – Uma Cartilha em Cordel”, de Paola Tôrres
Quando: próxima quinta feira, 15 de outubro, às 20 horas
Onde: lançamento Virtual no canal do Instituto Roda da Vida 

 

Fonte: Opovo

 

Notícias Relacionadas