Fortaleza BC em alta: três vitórias seguidas após começo de ano ruim

O Fortaleza Basquete Cearense engatou a terceira vitória seguida na temporada 2020/2021 do NBB e assumiu a sexta colocação, depois de vencer o Caxias do Sul, por 82 a 81, na noite da última quarta-feira. Após um início de ano complicado, com mais derrotas que do vitórias, a equipe comandada por Alberto Bial cresceu de rendimento nas últimas três partidas e bateu, além da equipe gaúcha, Mogi e Pinheiros – ambos de São Paulo.

O começo de ano do Carcalaion não foi como projetado por Bial, tendo em vista que, antes da sequência positiva, eram quatro derrotas e duas vitórias. A equipe perdeu para Flamengo, Pato Basquete, Brasília e Unifacisa; enquanto venceu somente Bauru e Cerrado. A queda de rendimento começou após a eliminação na Copa Super 8, competição disputada entre os oito melhores colocados do primeiro turno. A equipe foi eliminada nas quartas de final diante do Bauru, em 8 de janeiro.

O bom desempenho do Fortaleza BC depende muito das atuações do ala Desmond Holloway. O norte-americano tem a segunda melhor média de pontos do NBB, com 21,6, atrás apenas de Lucas Dias (Franca), com 23,1. A dependência por um dos melhores jogadores da competição fez o Tricolor pagar um preço caro, uma vez que em três das quatro derrotas recentes, ele produziu menos de 20 pontos. Quando se limita o melhor jogador, dificilmente a equipe é capaz de evitar tropeços.

Desempenho de Holloway em derrotas recentes:

Flamengo 77 x 74 Fortaleza BC – 22 pontos 

Pato 71 x 68 Fortaleza BC – 16 pontos

Brasília 87 x 67 Fortaleza BC – 19 pontos

Unifacisa 87 x 75 Fortaleza BC – 7 pontos   

Após uma sequência de jogos pouca inspirada do principal jogador, o Carcalaion voltou a vencer justamente quando o norte-americano conseguiu ter partidas inspiradas, produzindo mais de 20 pontos em duas das três vitórias. Os número mais modestos foram na vitória elástica, por 92 a 46, sobre o Pinheiros, quando o ala teve 16 pontos, também em função de ter jogado menos minutos que o habitual.

Desempenho de Holloway na sequência de três vitórias:

Fortaleza BC 94 x 84 Mogi – 25 pontos

Fortaleza BC 92 x 46 Pinheiros – 16 pontos

Fortaleza 82 x 81 Caxias – 29 pontos

Essa é a segunda vez no NBB em que o Fortaleza BC alcança três vitórias seguidas. A primeira aconteceu em dezembro, quando bateu em sequência Caxias do Sul, Cerrado e Brasília. Com 13 vitórias e 10 derrotas, o Carcalaion está próximo de garantir vaga nos playoffs, e busca ir bem na reta final do segundo para chegar forte na fase decisiva.

O Fortaleza BC busca a quarta vitória consecutiva diante do Corinthians, no sábado, 6, às 16 horas. O Timão tem 12 vitórias e 11 derrotas e é adversário direto do Tricolor na disputa pelas colocações da primeira parte da tabela.

Fonte: opovo

Notícias Relacionadas