O Dia de São Pedro, celebrado nesta quarta-feira (29), será comemorado com uma procissão de jangadas na Praia do Mucuripe e missa na igreja que leva o nome do santo, em Fortaleza. A festividade marcada a volta da programação presencial, após dois anos em formato remoto por conta da pandemia.
Conhecido como padroeiro dos pescadores, a Festa de São Pedro dos Pescadores ocorre desde 1930 e é de grande importância para a comunidade pesqueira. Durante a programação, a imagem do padroeiro embarca para alto-mar e retorna horas depois, em meio a muita festa.
Possidônio Soares, secretário da Colônia de Pescadores Z-8, que conta com cerca de 1.500 pescadores, é um dos organizadores do evento.
“Depois de longos dois tenebrosos anos reacende a luz da esperança. […] Teremos a missa e depois a procissão de jangadas, que é a parte integrante dessa comemoração de São Pedro”, disse Possidônio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/x/m/1e0zuiTnOaFSjmpuABZA/sao-pedro-2b.jpg)
Ainda segundo o secretário da Colônia Z-8, os festejos também são uma celebração da fé dos pescadores.
“O pescador, quando ele vai ao mar, é aquele trabalhador que não sabe se vai voltar para casa. Ele vai trazendo seu peixe de cada dia e nosso Senhor Jesus Cristo e São Pedro que nos protege”, afirmou Possidônio.
A Festa de São Pedro dos Pescadores configurou-se como o primeiro bem imaterial registrado na cidade, incluído no Livro das Celebrações. Além disso, a igreja de São Pedro é um bem tombado e registrado como Patrimônio Cultural de Fortaleza.
Com informações do G1 CE