Tecnologia 1143

Published in Tecnologia Setembro 22 2018

Durante um evento sobre tecnologia e negócios em San Francisco, EUA, Eric Schmidt, ex-CEO da Google, disse que a internet será dividida em duas até 2028. Ele acredita que o isolamento da China deve se tornar ainda mais acentuado, especialmente conforme grandes empresas de tecnologia continuam crescendo no país.

Uma bifurcação entre uma internet liderada pela China, e uma internet não chinesa

“Acho que o cenário mais provável nesse momento não é uma separação, mas sim uma bifurcação entre uma internet liderada pela China, e uma internet não chinesa, liderada pelos EUA”, disse Schmidt.

Mas, de acordo com as previsões do executivo, a China não ficaria sozinha nessa “segunda internet”. Ele acredita que a infraestrutura internacional que o país está construindo pode acabar se tornando conveniente para outras nações menores, que poderiam acabar se juntando ao braço digital chinês, mesmo que isso implique na perda de algumas liberdades.

 É perfeitamente possível que alguns países se aproveitem dessa infraestrutura que a China tem com alguma perda de liberdade

“Veja a forma como o cinturão de estradas da China funciona, envolvendo cerca de 60 países. É perfeitamente possível que alguns países se aproveitem dessa infraestrutura que a China tem com alguma perda de liberdade”, comentou Schmidt. Esse “cinturão” é basicamente uma iniciativa da China de reconstruir uma Rota da Seda, ligando o país a todo o continente asiático, Europa, partes da África e também a Oceania. Isso com estradas de ferros, rodovias e rotas marítimas.

 “Se você ver a China, e eu estive lá há pouco tempo, a escala das empresas que estão sendo criadas, os serviços que estão sendo construídos, a riqueza que tem sido levantada é fenomenal. A internet chinesa é uma porcentagem maior do PIB da China do que é a internet para os EUA”, disse.

 

Fonte: TecMundo

Published in Tecnologia Setembro 22 2018

A sonda espacial japonesa Hayabusa-2 lançou nesta sexta-feira dois micro-robôs sobre o asteroide Ryugu, que recolherão informação sobre as origens do sistema solar e da vida.

"A separação dos robôs da sonda Hayabusa-2 foi realizada com sucesso", indicou a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) em um comunicado.

Se a missão for exitosa, esta será a primeira exploração da superfície de um asteroide realizada por robôs autônomos Minerva de segunda geração, depois que uma tentativa japonesa anterior fracassou, em 2005.

Os investigadores, que se empenharam em melhorar as técnicas desde então, acreditam que a missão será exitosa, mas ainda devem esperar a primeira transmissão de dados.

"Temos esperanças muito boas", disse Yuichi Tsuda, um dos responsáveis pelo comando em JAXA, durante entrevista coletiva.

Após o pouso no asteroide, os micro-robôs se deslocarão por saltos sobre ele. Esta solução foi considerada mais segura do que fazê-los rodar pela superfície do asteroide, que parece muito desnivelada.

Ao final de uma viagem de 3,2 bilhões de quilômetros a partir da Terra, a sonda Hayabusa-2 se estabilizou em junho a 20 quilômetros de Ryugu, situado atualmente a cerca de 280 milhões de quilômetros do planeta Terra.

O principal objetivo dessa missão é lançar um projetil de 2 quilos sobre Ryugu de maneira suficientemente forte para criar uma cratera em sua superfície, de onde serão colhidas e analisadas matérias orgânicas e aquosas, originalmente presentes no sistema solar e que não tenham sido expostas a milênios de ventos ou de radiação.

Essa missão tem o propósito de enriquecer o conhecimento do nosso entorno espacial "para uma melhor compreensão da aparição da vida na Terra", explicou JAXA.

Mais tarde, se prevê que a sonda espacial envie ao asteroide um veículo de fabricação franco-alemã chamado Mascot, pela sigla em inglês, que fará observações da superfície do asteroide.

A sonda Hayabusa-2 foi enviada ao espaço em dezembro de 2014, e espera-se que retorne à Terra com suas amostras espaciais em 2020.

 

Fonte: msn

Published in Tecnologia Setembro 21 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que existe um planejamento para divulgar os códigos do sistema da urna eletrônica na internet. O comentário foi realizado por Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado, durante evento de cibersegurança em São Paulo na última quarta-feira (19).

Segundo a Folha, contudo, Coimbra adicionou que ainda não é possível estipular uma data para que isso aconteça: “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, afirmou.

O TSE ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet

A ideia da inspeção livre sobre o código de urna eletrônica é algo que a comunidade de segurança busca há um bom tempo. É válido notar que, um dos expoentes na busca de vulnerabilidades nas urnas, o professor Diego Aranha, também estava participando do debate no evento Mind The Sec, em São Paulo.

O código-fonte da urna disponibilizado na internet permitiria que os cidadãos entendessem melhor como funciona a programação do sistema. Atualmente, um dos principais pontos sobre a transparência do Tribunal Superior Eleitoral se encontra na auditoria — você saberá mais sobre isso em breve aqui no TecMundo.

O TSE ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet. Entre elas, estão questões legais, “como a disponibilização de porções do código originalmente fornecidas por empresas privadas e que talvez não possam ser abertas ao público”, escreve a Folha.

 

Fonte: TecMundo

Published in Tecnologia Setembro 21 2018

Depois de anos numa disputa entre Apple e Gradiente para decidir quem possui o direito de usar a marca iPhone no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu mais uma vitória à empresa da Maçã.

Com a maioria de votos, a quarta turma do tribunal decidiu que a Gradiente não possui exclusividade sobre o nome iPhone. De acordo com a decisão, a empresa nacional pode continuar utilizando o nome como marca mista (a empresa chegou a lançar um Gradiente iPhone há quase dez anos), mas não o termo sozinho, que continua como sendo de propriedade da Apple.

Ainda não se sabe se a Gradiente irá recorrer da decisão, mas a Apple já afirmou que não irá tecer comentários sobre o caso.

Entenda o caso

A Gradiente deu início ao registro da marca Iphone (com esta grafia mesmo) no ano 2000, só que o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual somente concedeu a licença no ano de 2008 — quando o primeiro iPhone da Apple já estava lançado nos Estados Unidos. Para agravar a situação da empresa brasileira, a companhia somente conseguiu lançar o seu Gradiente Iphone em 2012, quando o nome iPhone já estava mundialmente atrelado aos smartphones da Apple.

Em 2008 o iPhone da Apple chegou ao Brasil (mesmo ano em que saiu a licença da Gradiente); então, a empresa nacional abriu um processo exigindo direitos sobre a marca. Em 2010, a Apple solicitou na justiça a anulação da patente concedida à Gradiente, que, por sua vez, rebateu afirmando que o que valia era o momento do registro (2000). A briga vinha durando desde então, com a Apple, agora, saindo vitoriosa.

 

Fonte: msn

Published in Tecnologia Setembro 20 2018

Toda semana a Netflix retira alguns títulos do catálogo, mas também recebe novas séries e filmes quase que diariamente. É por isso que às quarta-feirasseparamos a lista completa do que entra no serviço de streaming nos próximos 7 dias para você não precisar perder tempo na hora de procurar pelas novidades.

Essa Destacamos as estreias das séries originais Netflix, Maniac Caso de Polícia (The Good Cop, no original), além da chegada das temporadas finais de Scandal Once Upon a Time. Também estreia a 1ª temporada de Fugitivos (Runaways, no original), com os heróis adolescentes da Marvel, e a série animada infantil Hilda.

 

Confira abaixo os destaques, as datas e a lista completa dos recém-chegados entre os dias 13 e 19 de setembro. Semana que vem tem mais!

 

Maniac

Na minissérie Maniac, os astros Emma Stone (La La Land) e Jonah Hill (O Lobo de Wall Street) são dois participantes de um misterioso teste farmacêutico que descobrem ter algum tipo de ligação cósmica que desafia a ciência. Esta superprodução original Netflix chega ao streaming no dia 21 de setembro.

 

Caso de Polícia

A Netflix também lança uma comédia policial do criador da série Monk nesta sexta-feira! The Good Cop (no Brasil, Caso de Polícia) traz o ator Tony Danza como Tony Sr., um ex-oficial da Polícia de Nova York que nunca seguiu as regras e chegou a ser preso. Agora, ele mora com seu filho, Tony Jr. (papel do cantor/ator Josh Groban), um detetive sério e obsessivamente honesto que faz questão de sempre seguir as regras. A dupla de opostos acaba trabalhando junta quando Tony Sr. passa a oferecer conselhos ao seu filho para resolver os mais diversos crimes.

 

Fugitivos

Mais um grupo de heróis da Marvel chega à Netflix. Os Fugitivos são um grupo de adolescentes que descobrem que seus pais fazem parte de uma organização criminosa conhecida como Orgulho. Eles então usam suas habilidades diversas - que incluem poderes mágicos, super força e até mesmo um dinossauro - para impedir os crimes dos adultos e fugir juntos.

 

Lista completa de entradas no catálogo da Netflix:

21/09/2018

(2014) A Noite da Virada

(2016) Até Que A Sorte Nos Separe 3

(2018) Caso de Polícia (série original)

(2015) Divã a Dois

(2018) Felicidade por um Fio (filme original)

(2018) Hilda (infantil original)

(2018) Maniac (série original)

(2015) Meu Passado Me Condena 2: O Filme

(2014) Na Quebrada

(2016) Os Dez Mandamentos - O Filme

(2018) Pilotos de Dragão - Hisone to Masotan (anime original)

(2018) Quincy (documentário original)

(2018) Rafinha Bastos: Ultimato (stand-up original)

 

25/09/2018

(2017) Era Uma Vez: 7ª temporada

(2017) Kevin (Probably) Saves The World: 1ª temporada (série cancelada)

(2017) Marvel – Fugitivos: 1ª temporada

(2017) Scandal: 7ª temporada

 

26/09/2018

(2012) Byzantium - Uma Vida Eterna

(2018) Norsemen: 2ª temporada

 

Fonte: Tecmundo

 

Last modified on Setembro 20 2018
Página 1 de 127

Commentários

Share on Myspace

Compartilhar

COMPARTILHAR

Previsão do Tempo em Mauriti-CE

Agenda Cultural do Cariri

  • felix.jpg
  • juazeiro.jpg
  • 13.jpg
  • 25.jpg
  • 42.jpg
  • damiao2.jpg
  • lora.jpg
  • lovyle.jpg
  • moto2.jpg
  • net.jpg