Ceará participa da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de segunda-feira (23) até 1º de junho. O Ceará tem oito casos confirmados de influenza em 2018, até 14 de abril. São sete casos confirmados de influenza A H1N1 e um de influenza B. Três pessoas morreram, todos de influenza A H1N1.

As vacinas virão em seis etapas, e neste primeiro momento, serão 20%. No estado 2,3 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Ao todo, 54,4 milhões de pessoas devem ser vacinadas em todo o país. O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o Ceará deverá receber do Ministério da Saúde 600 mil doses de vacina da Influenza até o próximo dia 23, quando tem início a campanha de imunização. Isso representa cerca de 30% do total de doses que será recebido até o fim da campanha.

“É importante reforçar que temos vacina disponível para todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. No ano passado não faltou vacina e neste ano também não faltará. Nosso objetivo é vacinar 100% do público-alvo”, concluiu o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, que serão distribuídas aos estados.

Grupo Prioritário

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Uma preocupação especial dentro do público-alvo é com as crianças entre seis meses e 5 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado, o percentual de imunização deste segmento foi menor do que outros, como idosos com mais de 60 anos.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

“A vacina é tão segura que todas as pessoas de grupo de risco, inclusive as com imunidade fragilizada, têm indicação de tomar a vacina. É uma doença ainda responsável por muitos óbitos no Ceará, principalmente de pessoas nesses grupos de risco", explica o médico infectologista Anastácio Queiroz.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A orientação dos especialistas é a adoção de cuidados simples como medida de prevenção como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia relacionada a ovo de galinha e seus derivados.Também não é aconselhavel tomar a vacina se estiver com algum quadro virótico, como a gripe, por exemplo.

 

Fonte: G1-CE


NOTA DE ESCLARECIMENTO- Saúde

Terça, 17 Abril 2018 00:00 Written by

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde vem a público informar sobre suposto uso indevido de veículo oficial noticiado pela emissora de rádio Onda Sul FM em programa jornalístico veiculado no sábado, 14 de Abril de 2018. A gestão já tomou conhecimento dos fatos noticiados e deu início ao processo de investigação do suposto ocorrido. A Secretária titular da pasta, Dra. Leilany Dantas, informa ainda que, caso a informação encontre alguma veracidade, procederá com a punição administrativa do responsável pelo ocorrido, bem como, estará acionando judicialmente a emissora de rádio para que esta forneça a gravação e posterior direito de resposta. O Governo Municipal informa por fim que, disponibiliza canais diretos com a população, através da Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (88) 3553-1255, além da Ouvidoria Geral própria da Secretaria de Saúde pelos telefones (88) 9 9324-9523/ 9 8886-1521/ 9 9913-3914.

Assessoria de Comunicação

 


 

Dezenas de presos fugiram na madrugada desta sexta-feira (13) do presídio José Sobreira Amorim, a mais nova unidade prisional do Ceará, inaugurada em novembro de 2017. Os presidiários serraram grades de mais de uma cela e deixaram o local, no complexo prisional de Itaitinga, na Grande Fortaleza.

A Secretaria da Justiça do Ceará, responsável pelo sistema prisional no estado, afirma que realiza a recontagem dos presos e que "o número [de fugitivos] não ultrapassa 35 internos".

A fuga foi percebida na manhã desta sexta, quando agentes penitenciários viram as grades destruídas e as celas vazias. No local foram encontradas serras usadas para destruir as grades. Após serrar as grades, os internos fizeram um buraco e chegaram à área externa e, por meio de uma corda artesanal, escalaram a muralha.

Presídio modelo

O presídio José Sobreira Amorim tem capacidade para 600 presos e é considerado um modelo para o estado. O prédio conta com setores administrativo, triagem, espaço de espera para visitantes, quadra polivalente, 12 guaritas, salas de aula, módulo de saúde, vivências, 14 celas exclusivas para dependentes químicos, alojamento de agentes, oficinas e espaços multiusos.

O local conta também com oficinas de artesanato, com mosaico, crochê, tapeçaria e costura de bolas também estão previstas para a unidade, que receberá semanalmente o Cine Diálogo, mostra de filmes motivacionais que leva reflexão e suscita o debate com os internos.

Presídio foi inaugurado no fim de 2017 com a presença do governador Camilo Santana (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

 Presídio foi inaugurado no fim de 2017 com a presença do governador Camilo Santana (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Fonte: G1-CE

 


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza nesta sexta-feira (13), às 14 horas, assinatura da Ordem de Serviço da Praça Mais Infância de Mauriti, na Região do Cariri, com a participação do secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana e do prefeito Mano Morais. Na ocasião, as ações do Programa Mais Infância Ceará serão apresentadas para a população local. Nos próximos dias também serão assinadas as Ordens de Serviço das cidades de Aquiraz, Cascavel, Itarema, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Trairi.
“Após a Ordem de Serviço, o Governo iniciará a construção da Praça Mais Infância de Mauriti. Também serão assinadas, nos próximos dias, as ordens de serviço de mais sete municípios cearenses, que receberão a Praça Mais Infância. Vamos entregar próxima semana Amontada e Acaraú, que estão prontas para serem inauguradas e o Governo já inaugurou a de Viçosa do Ceará”, destacou a primeira-dama. Para Onélia.
A Praça Mais Infância de Mauriti terá uma área total de 2.159,85 m2, composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento será construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento de R$ 871.605,61, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida do município. 
A implantação de espaços públicos adequado ao desenvolvimento infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do programa. Além das Praças Mais Infância, estão sendo implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 47 brinquedopraças e mais 100 brinquedopraças estão previstas.
Serviço
Assinatura da Ordem de Serviço da Praça Mais Infância de Mauriti
Data: 13/04/2018
Horário: 14 horas
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima - Rua José Jácome de Carvalho, s/n, Mauriti.

Fonte: flaviopintonews


Criminosos atacaram um ônibus na noite desta quarta-feira (11) no Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. Segundo a polícia, três homens tentaram incendiar o veículo, mas o fogo foi controlado pela população e pelos funcionários da empresa de transportes.

O ataque ocorreu por volta das 22h, na Avenida Independência. Os criminosos invadiram o ônibus, ordenaram que os ocupantes descessem e depois jogaram uma substância inflamável.

O fogo atingiu parte do veículo, mas foi controlada pela população antes que atingisse todo o coletivo. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para fazer o trabalho de rescaldo. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas pelo bairro, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.

Sequência de ataques

Fortaleza registrou uma sequência de ataques a ônibus no último mês de março, quando mais dez veículos foram atacados. Pelo menos cinco veículos foram completamente destruídos. Seis pessoas foram presas.

 Ã”nibus foram queimados em diversos veículos locais em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Ônibus foram queimados em diversos veículos locais em Fortaleza (Foto: Reprodução) 

Fonte: G1-CE


Com a quadra invernosa que cai em Mauriti, muitas estradas vêm sofrendo com as ações das chuvas, com isso, o Governo Municipal elaborou um calendário para atender a demanda de forma gradual.

Esta semana foram concluídas a patrolagem das estradas que dá acesso do distrito de Anauá ao Santo Antônio dos Posseiros e a segunda parte da estrada que liga Mauriti/Anauá até a divisa com a Paraíba.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Davi Leite, a compreensão da população é importante, pois, além do maquinário da prefeitura ser reduzido, toda a malha viária foi comprometida pelos fenômenos da natureza. Destacou ainda que, todas as estradas foram mapeadas e o trabalho está sendo feito pelas estradas com maior fluxo de veículos.

 

Fonte: Mauriti.ce.gov.br 


CASA DE APOIO COMPLETA 1 ANO

Quarta, 11 Abril 2018 00:00 Written by

Dentre as maiores conquistas realizadas pelo Governo Municipal de Mauriti, foi a instalação da Casa de Apoio em Fortaleza. O prefeito Mano Morais (PDT), não mediu esforços para que tal feito fosse concretizado e, assim, ofertar um lugar para acolher as pessoas que se deslocam até a capital para tratamentos, exames e cirurgias. Esta ação visa tão somente o amparo daqueles que mais precisam. Antes da criação da casa de apoio, os pacientes de Mauriti que se deslocavam para fortaleza atrás de atendimento de saúde, ficavam perambulando nas calçadas dos hospitais sem nenhum abrigo ou assistência e até mesmo passando noites nos próprios  hospitais ou na rodoviária.

Com isso, o governo municipal, comemora 1 ano de instalação desta unidade de apoio que já recebeu neste período 273 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.

O município garante também o transporte destas pessoas, duas vezes por semana uma topic faz esse percurso Mauriti/Fortaleza/Mauriti, além de disponibilizar transporte individual, quando necessário, em veículo da saúde ou ambulância, dependendo da necessidade do paciente.

 

Fonte: Mauriti.ce.gov.br


Duas pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas após um acidente entre dois veículos na BR-222, km 286, no distrito de Pavão, município de Frecheirinha.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal envolveu um carro particular de passeio e um veículo usado para prática de direção. Um senhor de 54 anos e uma senhora, não identificados, que vinham em um mesmo carro morreram no local. Os três feridos estavam no outro veículo.

O Corpo de Bombeiros de Sobral atendeu a ocorrência para retirar os corpos das vítimas, que ficaram presos às ferragens.

De acordo com a corporação, os feridos foram levados ao hospital do município.

 Acidente ocorreu na BR-222, em Frecheirinha, no Ceará (Foto: Reprodução)

Acidente ocorreu na BR-222, em Frecheirinha, no Ceará (Foto: Reprodução)

 

Fonte : G1-CE


Um homem de 64 anos morreu afogado quando tentava fazer a travessia a pé no Rio Aracoiaba, no município de mesmo nome, no interior do Ceará. O corpo da vítima foi resgatado na manhã deste domingo (8).

O afogamento foi filmado por uma pessoa que estava em uma ponte sobre o rio. Em certo momento do vídeo o autor da imagem chega a comentar que o homem iria sofrer um afogamento. "Já está até engolindo água", diz. A Polícia Civil vai investigar se houve omissão de socorro.

O Corpo de Bombeiros alerta que a pessoa que presencia um risco de afogamento não tem obrigação de tentar um salvamento, já que ela pode também correr risco de morrer. No entanto, alertam os bombeiros, a testemunha deve acionar um socorro o mais rápido possível.

O vídeo mostra o momento em que o homem tenta a travessia do rio e é arrastado pela correnteza.

Buscas e resgate

De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros Julianny Freire, uma equipe de resgate foi acionada na tarde de sábado (7), quando as buscas foram iniciadas.

“A equipe começou as buscas por volta das 15h de sábado. Primeiro, foram ouvidos os moradores da região para que a equipe delimitasse o perímetro das buscas. Por volta das 19h, o local provável de onde o corpo se encontrava foi identificado mas, por conta da hora, o resgate foi suspenso. No domingo, o corpo finalmente foi retirado do rio, às 9h30”, relata.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores afirmaram que o homem havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar no rio Aracoiaba. "A Polícia Civil deve investigar esse caso para saber as causas do afogamento", diz.

Nos três primeiros meses de 2018, pelo menos 12 pessoas morreram afogadas no Ceará.

 

Fonte: G1-CE


Um estudante de 15 anos foi assassinado na manhã desta segunda-feira (9) a caminho da escola no Bairro Araturi, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Um adulto e um adolescente foram capturados pela Polícia Militar logo após o crime, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo a polícia, Arley Bruno Rodrigues de Souza, 15, seguia para a escola na Avenida São Vicente de Paula, quando os dois suspeitos se aproximaram em uma motocicleta. A dupla atirou contra o jovem e fugiu.

Uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar localizou os suspeitos, que confessaram participação no crime. A arma utilizada para cometer o homicídio não foi encontrada com os suspeitos.

Eles foram levados para o 18º Distrito Policial, no Bairro Jurema. O homem responderá pelo crime de homicídio e o adolescente foi autuado em um ato infracional.

A SSPDS informou que Polícia Civil segue com os trabalhos de investigação para apurar a motivação do crime e apreender a arma utilizada pelos suspeitos.

Aulas suspensas

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que as aulas na Escola Presidente José Sarney, onde Arley Bruno estudava foram suspensas nesta segunda-feira. A previsão é que a unidade volte a funcionar na terça-feira (10).

Em nota, a Seduc também lamentou ocorrido e se solidarizou com a família do estudante.

 

Fonte: G1-CE


Página 1 de 60

Commentários

Share on Myspace

Compartilhar

COMPARTILHAR

Previsão do Tempo em Mauriti-CE

Agenda Cultural do Cariri

  • ok.jpg
  • 13.jpg
  • 15.jpg
  • 25.jpg
  • 42.jpg
  • damiao2.jpg
  • lora.jpg
  • lovyle.jpg
  • marcio.jpg
  • moto2.jpg
  • net.jpg
  • real2.jpg