Comitiva do Consórcio CORES – Cariri Oriental visita a central municipal de resíduos sólidos de Saboeiro

Com o objetivo de conhecer a experiência do Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe (CORRAJ), no tocante a implantação da primeira fase das centrais municipais dos resíduos sólidos, o Presidente do Consórcio CORES – Cariri Oriental, Cícero Figueiredo, Prefeito Municipal de Milagres, visitou nesta quarta-feira (15) os municípios de Saboeiro e Jucás, acompanhado da Superintendente do Consórcio, Natália Crisostomo e Equipe.

Inicialmente a comitiva esteve em Saboeiro, o primeiro município do CORRAJ a avançar no processo de instalar a central de resíduos. Na oportunidade, a Superintendente do Consórcio, Monaliza Sales, fez um relato sobre a implantação da primeira fase da central. Já em uma roda de conversa, ocorreu uma troca de experiência e compartilhamento de ações entre os dois consórcios. Representantes dos municípios de Jucás e Iguatu também estavam presentes, assim como o Presidente do CORRAJ, o Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor.

Com a implantação das centrais em todos os municípios dos consórcios, será possível tratar de forma ambientalmente adequada todos os tipos de resíduos. “Só é lixo aquilo que não tem local para ser encaminhado. O que se encontra destino é resíduo, ele volta para ser tratado, para reciclagem, vai ser reaproveitado. Com as centrais, a tendência é que a quantidade de materiais que chegam aos lixões seja o mínimo possível e, com as centrais funcionando, a tendência é a erradicação dos lixões”, afirmou Natália Crisostomo, Superintendente do Consórcio CORES – Cariri Oriental.

Já o Presidente, Cícero Figueiredo, destacou a importância de conhecer de perto a experiência de Saboeiro e ressaltou o momento de troca de ideais e o planejamento em conjunto entre os dois consórcios. “Essa experiência vamos levar para nossa região, inserindo ainda mais a população neste debate já que a questão ambiental não diz respeito apenas aos órgãos governamentais, mas a sociedade em geral”, afirmou.

O segundo momento da visita da comitiva ao Centro Sul do Estado ocorreu no município de Jucás que tem uma rica experiência de coletiva seletiva com a implantação de associação de catadores que dispõe de um galpão com estrutura para separar e até compactar os resíduos, garantindo o destino correto e ainda fomentando geração de renda aos integrantes. “Somente neste ano de 2021 já foram comercializadas mais de 120 toneladas de resíduos reciclados”, disse o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Cláudio Gonçalves.

De acordo com Natália Crisostomo, o CORES – Cariri Oriental se prepara para lançar editais para construção das centrais municipais em todos os municípios: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras.

Com informações do Governo Municipal de Milagres

Notícias Relacionadas