TRADICIONAL FESTA DO QUILO É MANTIDA EM PALESTINA DO CARIRI

Mesmo residindo fora do município de Mauriti há vários anos, Maria Leticia, idealizadora da Festa, sempre manteve suas raízes no distrito de Palestina do Cariri.

Há 32 anos, ela realiza a tradicional Festa do quilo, evento social que consiste na distribuição de alimentos e brinquedos para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Nos últimos 2 anos, por conta do cenário pandêmico que ainda vivenciamos, a Festa não aconteceu em seu formato tradicional, mas, com todos os cuidados necessários e com as orientações previstas nos decretos, Leticia realizou com a ajuda de sua família entrega de brinquedos de uma forma mais e simples e segura, porém com um significado incomensurável.

No último dia 11 de outubro, foi dado um ponta pé inicial do novo projeto social, Leticia e sua família irão implantar em Palestina uma Clínica Popular, onde terá o nome de sua mãe como forma de homenagem, “Clinica Popular Lia Barbosa”.

A senhora Lia Barbosa, filha do João Barbosa, um dos fundadores do distrito, foi uma mulher muito conhecida em Palestina do Cariri, pois sempre prestou muitos serviços voluntários a comunidade para as pessoas que viviam com muitas doenças crônicas e ao invés de se limitar ela sempre buscava ajudar as pessoas.

A Clinica Popular Lia Barbosa irá funcionar em uma residência que sempre esteve a disposição das pessoas e nunca foi alugada, outro diferencial desse projeto social de grande importância será a presença do primeiro neto de D. Lia,  Dr. Matheus Coelho, que  é médico e dará a sua contribuição em forma de atendimento de forma gratuita uma vez no mês para todos as pessoas que sentirem necessidade.

O dia foi intenso para a comunidade de Palestina, tendo como anfitriã, Leticia Barbosa, que aproveitou  o seu dia  no distrito de Palestina para fechar as festividades com  uma homenagem a seu avô Joao Barbosa, com a também tradicional cavalgada pelas ruas do distrito, onde inúmeros vaqueiros participaram, além da comunidade em geral.

No dia seguinte (12), onde comemoramos o dia das crianças, aconteceu a entrega de mais brinquedos para a criançada presente que com muita alegria agradeceram a Leticia e seus familiares.

Notícias Relacionadas