Agentes de Endemias visitam 100% das residências e barbeiro é encontrado em apenas 0,78% delas

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou o ciclo de vistorias em residências do município no sentido de identificar o inseto triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro, transmissor da doença de chagas. Os trabalhos foram realizados pelos Agentes Municipais de Endemias.

De acordo com Francisco da Silva, Coordenador dos Agentes, os trabalhos que geralmente se estendiam até dezembro, foi finalizado em 24 de setembro, alcançado 100% das residências. Desta forma, o município passou para a faixa verde no sistema do Ministério da Saúde no tocante ao ciclo de visitas da doença.

“Foram visitadas 124 localidades no município e 6.353 domicílios. Um total de 12.023 pessoas receberam os agentes em suas residências”, destaca o Agente de Endemias, Paulo Vasques.

A ótima notícia advinda deste processo de visitas é que, em apenas 0,78% das residências, o inseto foi encontrado e iniciado, de imediato, o bloqueio com uso de inseticida.

“Em cada contato com os moradores, orientamos sobre como colaborar no controle do inseto, adotando atitudes que impeçam a instalação de focos da doença. Ter o hábito de manter o ambiente limpo e sem entulhos é uma forma de evitar a proliferação do hospedeiro”, afirmou Francisco da Silva.

Com informações do Governo Municipal de Milagres

Notícias Relacionadas